Dispositivos IoT

Caso você acompanhe notícias sobre tecnologia ou se mantenha antenado sobre o tema, já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre a internet das coisas, não é mesmo? Mas você sabe o que são os dispositivos IoT realmente?

A ciência não para de evoluir e hoje, cada vez mais, novas tecnologias são incorporadas ao nosso dia a dia. A internet das coisas é uma delas e o seu conceito pode revolucionar a nossa rotina e a de diversas empresas.

Este post foi escrito para que você possa entender melhor o conceito de IoT, as suas aplicações dentro de uma organização e quais as principais mudanças você deve esperar para o futuro. Confira!

Conceito de IoT

Hoje em dia, utilizamos alguns dispositivos para nos conectar com a internet, como smartphones, notebooks, desktops, tablets, entre outros. Todos esses aparelhos contam com uma conexão com a web, o que nos permite navegar na rede.

A ideia por trás do conceito de IoT, Internet of Things, ou em uma tradução livre, internet das coisas, é estender a possibilidade de conexão a diversos outros dispositivos do nosso dia a dia.

O conceito, no entanto, não é abrir mais oportunidade de acesso à rede, afinal, já temos diversos aparelhos que nos permitem navegar, como descrito acima. O objetivo é permitir uma troca de informações entre todos os dispositivos com o intuito de melhorar a sua performance.

Vamos imaginar a sua residência. Digamos que você coloque o despertador para tocar às sete da manhã. A sua cafeteira pode verificar essa informação e programar-se para passar um café novinho quando você acordar, por exemplo.

Já em uma empresa, as aplicações são diversas, como a verificação por parte do sistema de produção de uma possível falha em algum ponto da linha que necessite de manutenção.

Dispositivos IoT

O que diferencia um dispositivo munido de tecnologia IoT dos demais, não é apenas a conexão à internet que ele possui, mas também a capacidade de trocar informações relevantes acerca de suas tarefas com os demais aparelhos.

O principal ponto de um dispositivo de IoT é, então, a comunicação que permite a troca de dados para que a melhoria de performance do aparelho e de outros periféricos seja possível.

Utilidades e benefícios para as empresas

A utilização de dispositivos de IoT já está sendo aplicada em diversas empresas. Espera-se que com a difusão da tecnologia, cada vez mais companhias optem por sua implantação, devido ao número de benefícios que podem ser alcançados. Confira alguns deles, a seguir!

Compreensão de processos

Por muitas vezes, a compreensão real dos processos de uma determinada empresa é falha e isso pode ser atrelado ao fato de que a falta de informação prejudica a visualização das atividades.

Um diferencial alcançado ao trabalhar com dispositivos de IoT em uma linha de produção, por exemplo, é verificar em tempo real o andamento dos processos e entender como ocorre, realmente, cada atividade sem a necessidade de se fazer presente in loco.

Redução de custos

Em tempos nos quais a economia ainda está em recuperação, muito ainda se fala sobre a contenção de gastos e redução de custos. Problemas que incorrem em recursos desperdiçados podem demorar muito tempo até serem visualizados.

Ao implementar soluções de IoT, é possível realizar um acompanhamento em tempo real de todas as atividades desenvolvidas, o que permite verificar e identificar gargalos e o porquê de sua ocorrência.

Dessa forma, o gestor poderá realizar os ajustes necessários para que o problema seja corrigido e exista uma redução de custos operacionais dentro da empresa, melhorando a sua receita.

Redução de riscos

Outro ponto a ser observado são os riscos aos quais uma empresa está exposta todos os dias, como incêndios, falhas nos ativos tecnológicos e equipamentos, desastres e diversos outros.

Realizar o controle desse tipo de situação é um problema quando a falta de informação impera na empresa. Contudo, ao implantar soluções de IoT, é possível verificar qualquer evento que possa prejudicar a disponibilidade dos serviços do estabelecimento, reduzindo riscos.

Compreensão real do cliente

A coleta e troca de informação não ocorre apenas internamente na empresa, é possível também buscar por dados relevantes junto aos clientes, o que incorre em uma compreensão real de quem ele é e as suas preferências.

Com isso, a equipe de marketing da companhia pode criar e realizar peças publicitárias personalizadas que possam alcançar exatamente o público-alvo da empresa e gerar leads qualificados, além de melhorar a sua experiência.

Melhoria contínua

O modelo de controle atual das empresas é baseado em break-fix, ou seja, realiza-se a manutenção conforme a necessidade de maneira reativa, apenas quando os problemas ocorrem.

Com soluções de IoT, a sua gestão será ativa, monitorando todos os processos e visualizando as oportunidades de melhoria existentes, garantindo melhores resultados e aumento da competitividade.

Inteligência artificial e machine learning

A inteligência artificial é um campo em pleno desenvolvimento e já podemos verificar diversas soluções que usam essa tecnologia. Aliada às técnicas de machine learning e IoT, é possível que os sistemas inteligentes possam realizar análise de dados e controle autônomo de diversas atividades.

Com isso, o sistema poderá utilizar as informações coletadas e transmitidas pelos dispositivos de IoT para tomar as suas decisões e aprender como melhorar os processos em geral.

Como desenvolver IoT na empresa

Montar uma estratégia de IoT pode ser algo complicado em um primeiro momento, principalmente quando não temos experiência suficiente no assunto para determinar quais processos poderiam se beneficiar dessa tecnologia. Alguns passos podem ser seguidos para realizar essa implantação:

  • faça um levantamento ─ crie um inventário com todos os dispositivos que têm a capacidade de troca de informações dentro da empresa e defina quais você gostaria que pudessem realizar essa tarefa;
  • liste os processos ─ verifique quais são as atividades que podem ser melhoradas por meio de comunicação e troca de informação;
  • crie um gerenciamento ─ é preciso saber o que fazer com os dados coletados, por isso é necessário criar uma política de gestão para essas informações;
  • busque por um parceiro ─ a presença de pessoas capacitadas é essencial para que uma estratégia de implantação de IoT resulte em sucesso. Por isso, busque firmar parceria com uma empresa especializada.

Os dispositivos IoT vieram para ficar e a sua utilização será cada vez mais comum. Quanto antes você implantar essa tecnologia em sua empresa, mais rápido terá acesso aos seus benefícios e aumentará a sua competitividade no mercado.